A agricultura foi a principal atividade humana durante a maior parte da história. Com a industrialização e a urbanização, as mudanças na agricultura foram e são intensas.


Agronegócio é toda a relação comercial e industrial envolvendo a cadeia produtiva agrícola ou pecuária. No Brasil o termo agropecuária é usado para definir o uso econômico do solo para o cultivo da terra associado com a criação de animais.
Ciclo do agronegócio
Agronegócio (também chamado de agribusiness) é o conjunto de negócios relacionados à agricultura e pecuária dentro do ponto de vista econômico.
Costuma-se dividir o estudo do agronegócio em três partes: na primeira parte os negócios à montante da agropecuária, ou da "pré-porteira", representados pela indústria e comércio que fornecem insumos para a produção rural, como por exemplo os fabricantes de fertilizantes, defensivos químicos e equipamentos.
Na segunda parte se trata dos negócios agropecuários propriamente ditos, ou de "dentro da porteira", que representam os produtores rurais, sejam eles pequenos, médios ou grandes, constituídos na forma de pessoas físicas (fazendeiros ou camponeses) ou de pessoas jurídicas (empresas).
E na terceira parte encontram-se as atividades à jusante dos negócios agropecuários, ou de "pós-porteira", onde estão a compra, transporte, beneficiamento e venda dos produtos agropecuários até o consumidor final. Enquadram-se nesta definição os frigoríficos, as indústrias têxteis e calçadistas, empacotadores, supermercados, distribuidores de alimentos.
http://www.agron.com.br/publicacoes/mundo-agron/curiosidades/2016/02/22/047456/o-que-e-agronegocio.html











As bolsas de mercadorias e futuros são associações privadas civis, com objetivo de efetuar o registro, a compensação e a liquidação, física e financeira, das operações realizadas em pregão ou em sistema eletrônico. Para tanto, devem desenvolver, organizar e operacionalizar um mercado de derivativos livre e transparente, que proporcione aos agentes econômicos a oportunidade de efetuarem operações de hedging (proteção) ante flutuações de preço de commodities agropecuárias, índices, taxas de juro, moedas e metais, bem como de todo e qualquer instrumento ou variável macroeconômica cuja incerteza de preço no futuro possa influenciar negativamente suas atividades. Possuem autonomia financeira, patrimonial e administrativa e são fiscalizadas pela Comissão de Valores Mobiliários.
https://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bmf.asp
Commodities são produtos que funcionam como matéria-prima, produzidos em escala e que podem ser estocados sem perda de qualidade, como petróleo, suco de laranja congelado, boi gordo, café, soja e ouro. Commodity vem do inglês e originalmente tem significado de mercadoria.
Dessa forma seu preço é determinado pelo mercado mundial como uma consequência da oferta e demanda, e não pela empresa que a produz, uma vez que sua “marca” não importa tanto.
Em termos gerais, algumas características que determinam uma commodity são:
- Produtos de origem primária;
- Grande importância mundial;
- Pequeno grau de industrialização;
- Produção em larga escala;
- Qualidade e características uniformes de produção, sem diferenciação de marca;
- Podem ser estocadas sem perda de qualidade.

Elas são mercadorias primárias ou com pequeno grau de industrialização, comercializadas entre países de todo o mundo. Estão entre elas as matérias-primas de outros produtos que serão fabricados, alimentos, minerais,
petróleo e por aí vai.
Commodities são um componente muito importante na pauta de exportações brasileira. Para se ter ideia, a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) aponta para as commodities como responsáveis por nada menos que 65% do valor total de nossas exportações. Os produtos nacionais mais comercializados são soja, minério de ferro, petróleo e carne.
Mas essa importância das commodities não se restringe ao Brasil. Elas são fundamentais para países em desenvolvimento de um modo geral, sobretudo para os mais pobres. Entre as nações de renda per capita muito baixa as commodities são responsáveis, na média, por mais de 80% das exportações. É um número nada desprezível.
Commodities são produtos muito homogêneos. E seus preços são influenciados fortemente pelas condições do mercado global. Esses preços internacionais afetam decisivamente a economia dos países exportadores desses produtos.
Comentários
Postar um comentário